As dificuldades em manter a atenção dos alunos

A dificuldade em ser o centro das atenções em uma sala de aula é cada vez maior. Professores têm que se desdobrar para que os alunos fixem a atenção nas atividades propostas e participem da aula. Jogos educativos, dinâmicas de grupo e outras ferramentas entram no lugar no caderno e do lápis no processo de aprendizagem.

Essa nova geração é diferente da anterior, cresce com contato com computadores, videogame e televisão e para assegurar que os conteúdos sejam passados de maneira eficiente, o método de ensino deve ser diferenciado.

A “culpa” da desatenção dos alunos são outras atratividades no horário da aula, como celulares, conversas paralelas e brincadeiras utilizadas fora de hora.

Educadores têm um desafio diário de competir com as tecnologias. Ou devem trazer as tecnologias para dentro da sala de aula. A proposta é de entreter o aluno e não deixar de lado o foco principal: ensinar.

Muitos professores já tem implantado o aspecto lúdico em suas aulas, fazendo que os alunos se interessem mais e não se deixem levar por futilidades na hora da aula. Os alunos saem ganhando com a inovação no método de ensino, conseguem aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Algumas atividades específicas como jogos educativos em que o objetivo é levar o aluno as compras são mais eficientes, por exemplo, que ensinar a conta na lousa. Trazer para o aspecto prático da vida do aluno o ajuda a enxergar melhor as condições de cada conteúdo a ser aprendido.

 A experiência tem agregado aspectos significativos às aulas nas escolas públicas de São José dos Campos, em que o curso Supera – Ginástica para o Cérebro vem sendo aplicado. “As crianças estão mais focadas e conseguimos reter a atenção delas por mais tempo. Sem contar o aspecto comportamental que mudou bastante.” – afirma a professora Fátima de Alvarenga Santos.

O objetivo do Supera em inovar nas salas de aula e “malhar” o cérebro, tornando-o mais ágil e focado é uma realidade em São José dos Campos. Professores e alunos estão satisfeitos com os resultados e esperam somar muitas experiências positivas como esta, melhorando a capacidade de atenção e retenção das matérias pelos alunos.